Priscila Medeiros/Divulgação |
|
Visitação, de segunda a sexta-feira, é gratuita em galeria do Centro |
Em comemoração aos 30 anos da criação do acervo artístico municipal, a Galeria “Angelina W. Messenberg” segue recebendo, se segunda a sexta-feira, a mostra com os trabalhos que compõem essa coleção, exibindo obras de artistas de Bauru e região, em sua maioria. As informações são da assessoria.
A exposição “O acervo da Pinacoteca Municipal – 30 anos” segue até o dia 2 de agosto, das 9h às 17h, no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” (avenida Nações Unidas, 8-9). A visitação é gratuita. A coleção do acervo municipal é constituída, principalmente, de trabalhos bidimensionais como pinturas, gravuras, desenhos e fotografias e composições tridimensionais como esculturas e objetos.
Nomes
Na exposição são exibidas as obras dos seguintes artistas: Adriana Rocha, Angelina W. Messemberg, Aparecido de Souza – Plácido, Bianca Shiguefuzi, Carla Fatio, Fábio Francé, Gastão Debreix, Jeanne Rebouças, João José Tozzi, João Ponce Paz, José Baccan, José Laranjeira, José Roberto Emiliano, Maria Bonomi, Myrian T. Vanzella Sanson (Dinda).
E ainda: Paulo Barreto, Pedro Pinheiro, Pedro Masson, Percy Coppieters, Roberto Echeverria, Rodolfo Hayzok, Rosa Comin, Rosa Iwasa, Carlos Haroldo Sorensen, Ronaldo Gifalli, Sonya Ayres Gabriele, Tássia Sardão, Vera Galvão, Vera Ferro, Victório Cutim, Wagner B.A. Leone, Waldiz F. de Camargo, e Walther Mortari.
Histórico
Em 2013 as obras do acervo, que anteriormente encontravam-se no Centro Cultural, foram transferidas para o Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural – DPPC e estão abrigadas na Pinacoteca Casa Ponce Paz, que realiza mostras individuais e coletivas. Na Pinacoteca, o acervo é tratado segundo as normas técnicas de higienização, guarda e preservação. Em seguida, é feito o trabalho de identificação, registro, organização e catalogação digital, seguindo as normas do “Thesaurus para acervos museológicos”, que é uma obra elaborada pela equipe do Museu Nacional de Belas Artes, de 1987. Recentemente a Pinacoteca recebeu da família Ponce Paz, em comodato, obras do artista João Ponce Paz, que passará a integrar o projeto de exposições itinerantes para a divulgação da arte desenvolvida em nossa cidade e região.
Você sabia
A Pinacoteca Municipal de Bauru foi criada pela lei nº 6.515 de maio de 2014. O acervo começou a ser formado a partir de 1986 com doações de artistas plásticos do município e região e de colecionadores
do gênero.
Serviço
Exposição: “O acervo da Pinacoteca Municipal – 30 anos”. De 18 de julho a 02 de agosto. Das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Local: Galeria Municipal “Angelina W. Messenberg”. Av. Nações Unidas, 8-9. Realização: Secretaria Municipal de Cultura - Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural.