Ubuntu postado por João Beauclair
UBUNTU, uma palavra comum em várias línguas africanas, geralmente traduzida como humanidade. Mas é pouco. Ubuntu, uma palavra e muitos significados: amizade, solidariedade, compaixão, perdão, irmandade, o amor ao próximo. A capacidade de entender e aceitar o outro.
Ubuntu é a abreviação para a expressão africana ngobantu ngumuntu ngabantu. Diretamente traduzido significa que "uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas". A Professora Drucilla Cornell entende isso como um princípio da transcendência através do qual as pessoas podem superar seus próprios interesses egoístas e criar uma comunidade ética.
O prêmio Nobel da Paz, o bispo sul-africano Desmond Tutu, uma vez explicou: ubuntu é a essência do ser humano. Você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só.
Diz ele que, uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.
Ubuntu é visto como um dos princípios fundamentais da nova república da África do Sul e está intimamente ligado à idéia de uma Renascença Africana. Na esfera política, o conceito do Ubuntu é utilizado para enfatizar a necessidade da união e do consenso nas tomadas de decisão, bem como na ética humanitária envolvida nessas decisões.
Para outro Nobel da Paz, o ex-presidente Nelson Mandela, para ser feliz é preciso viver em coletividade, em harmonia com quem está a sua volta. Ou seja, tudo de bom que você pode sentir ou desejar a uma pessoa, os africanos resumiram em apenas seis letras. UBUNTU.
Como tudo que vem da África, o sentido tem consistência, significado e significância.
A África é o continente-mãe no que diz respeito a tradições, a espírito comunitário e valores humanos agregadores. Ubuntu significa aproximadamente "eu existo porque você existe" e não tem uma tradução exata para seu significado em inglês ou mesmo em português.
A Profa. Fátima Reis em seu artigo diz,... "Ter ou ser Ubuntu é lutar contra qualquer tipo de discriminação, ter cidadania ecológica, se esforçar para melhorar a vida do outro, participar da vida do outro, respeitar a opinião alheia, e não humilhar e oprimir. É ser e estar em sociedade, sendo humano e agindo e interagindo com outros seres humanos."
Ubuntu: uma lição fácil de aprender, melhor ainda de viver. Ubuntu para todos nós. :)
Valeu João! Obrigada...
ResponderExcluir